terça-feira, 15 de abril de 2014

RESULTADO DA 1ª COPA MINEIRÃO



1° Copa Mineirão

Um final de semana histórico e inesquecível para o futebol de mesa mineiro. Talvez esta seja a melhor definição sobre o que aconteceu dentro do Estádio Mineirão, na capital mineira, neste último final de semana.


Nos dias 4 e 5 de abril foi realizado a 1° Copa Mineirão de Futebol de Mesa. O evento - uma parceria entre a FEFUMEMGE e a Minas Arena - contou com mais de 120 participantes, entre funcionários do Museu do Futebol e da Minas Arena, botonistas federados e estudantes de escolar públicas de Belo Horizonte.

Esta foi a primeira vez que o "gigante da Pampulha", acostumado a receber os craques do futebol nacional e mundial, recebeu um torneio de futebol de mesa. Outro fato marcante foi a realização de torneios das modalidades 3 e 12 toques num mesmo local. No total, foram montadas 8 mesas de 3 toques e 12 mesas de 12 toques na Área Vip do estádio.

O dia 4 foi dedicado aos amadores e iniciantes. Pouco mais de 80 alunos - entre 8 e 12 anos - das escolas de BH estiveram presentes e, sob supervisão dos botonistas presentes e dos funcionários da Minas Arena, eles puderam conhecer e praticar o futebol de mesa por 2 horas. Muitos sequer conheciam o futmesa, outros até já ouviram falar, mas pouquíssimos praticavam. O olhar de fascinação dos garotos e garotas chamava a atenção. A dificuldade foi dos professores para tirá-los das mesas.







Logo em seguida, foi realizado o Torneio Amador para os Adultos. E a disputa foi acirradíssima. Na categoria "Aspirante", quase todos eram funcionários da Minas Arena. No final, o grande campeão foi Thiago Costa, diretor do Museu. Em segundo ficou Henrique e em 3° Luiza.

Thiago, campeão aspirante
Henrique, vice-campeão

Luiza, 3° colocada
Na categoria principal o campeão foi Sr. Élcio. O segundo colocado foi Fabiano, e em terceiro Estevão

Sr. Élcio, campeão amador

Fabiano, vice-campeão
Estevão, 3° colocado
No sábado foi vez dos 'profissionais'. Foram mais de 10 horas de disputa. No período da manhã, 24 botonistas disputaram o torneio da modalidade 3 toques. A novidade foi a estreia de Daniel (Sociedade Mineira), Zé Carioca e Beto (ambos da LBU) na modalidade.



Neste torneio, os botonistas foram divididos em 8 grupos de 3 cada (neste modalidade é necessário juíz). No final, o título ficou Vander Felipe, do Grêmio Mineiro/Belo Horizonte. Em segundo lugar ficou Leo Stumpf, do Tupi/Juiz de Fora, e em 3° Gustavo, do Grêmio Mineiro.

Pouco antes do início do torneio de 12 toques, os botonistas fizeram um Tour pelo estádio e pelo museu.


Logo em seguida começou o torneio de 12 toques. Também estiveram presentes 24 botonistas, com destaque para a grande participação dos botonistas de 3 toques.

Os botonistas foram divididos em 4 grupos de 6, que se enfrentaram em turno único, classificando-se para as categorias Ouro, Prata e Bronze.
Depois de muita disputa tivemos os seguintes resultados:

COLOCAÇÃO ATLETA CLUBE CATEGORIA PONTOS
1 Vander Grêmio MASTER 1000
2 Carioca SM ADULTO 840
3 Pedro ASLFM JUVENIL 720
4 Zé Carioca LBU MASTER 640
5 Alexandre Grêmio MASTER 600
6 Beto LBU MASTER 560
7 Igor SM ADULTO 520
8 Stival USC MASTER 480
9 Daniel SM ADULTO 440
10 Marcus Tupi ADULTO 400
11 Leo Tupi ADULTO 380
12 Marcelo Liberdade ADULTO 360
13 Benjamin Grêmio MASTER 340
14 Fernando Grêmio ADULTO 320
15 Rafael  Liberdade ADULTO 300
16 Breno Grêmio ADULTO 280
17 Júlio LBU MASTER 260
18 Dimitri ASLFM MASTER 240
19 Cid SM ADULTO 220
20 Helio SM MASTER 200
21 Gustavo Grêmio MASTER 180
22 Daniel Liberdade ADULTO 160
23 Carlos Liberdade MASTER 140
24 Rodrigo Grêmio ADULTO 120

Na grande final, Vander começou arrasador. Carioca até conseguiu uma reação, mas já não dava mais tempo. Com o placar de 5x3, Vander levantou sua 2° taça do dia.





Vander, Campeão da 3 e 12 toques
Carioca, vice-campeão Ouro
Na final da Prata, Daniel derrotou Marcus por 6x4 e ficou com o título.






Vale deixar aqui alguns agradecimentos especiais, à pessoas que muito contribuíram com o evento e com nossa participação nele.

Em primeiro lugar agradecemos à Minas Arena e ao Museu Brasileiro de Futebol, em especial ao Thiago Costa, que acreditou no trabalho desde nossa primeira conversa e não mediu esforços para que o evento fosse um sucesso. Também à toda equipe da Minas Arena - Luiza, Rivelle, John Maike, Thiago e demais que trabalharam muito conosco.

Ao Marcelo Virgílio, que além de trabalhar muito e correr atrás de todos os detalhes para que tudo corresse bem, ainda nos cedeu sua casa como alojamento.

Ao Vander, que se incumbiu de desmontar e remontar todas as mesas 3 toques (só que conhece as mesas sabe o trabalho que dá).

À Secretaria Municipal de Esportes de Poços de Caldas, que nos dado suporte em todas nossas viagens.

Agora nossos botonistas se preparam para o Campeonato Brasileiro Individual, que será realizado em Curitiba, nos dias 1 a 4 de maio.