sexta-feira, 26 de julho de 2013

TUPI É TETRA E FICA COM O TROFÉU JOSUÉ DE CASTRO



por Thiago Stephan

“Nunca havia participado de uma competição com tantas demonstrações de amizade. Estão todos de parabéns”. Foi com essa frase que o botonista Tião, do Grêmio Mineiro (BH), definiu o XXIII Campeonato Mineiro Interclubes de Futebol de Mesa – Modalidade 3 Toques -, disputado durante o último final de semana em Belo Horizonte. Para vários dos presentes, competições com bom nível técnico e bom nível de convivência entre os participantes é um caminho para atrair novos praticantes e trazer de volta aqueles que aposentaram as palhetas.
O torneio, de fato marcado pelo clima de confraternização e respeito, mas sem perder a competitividade, contou com 23 técnicos divididos em seis equipes. Melhor para o Tupi (JF), que venceu seus sete jogos, chegou ao quarto título consecutivo e o décimo segundo da história da modalidade em Minas. Na final, após a vitória juiz-forana por 2 a 1 sobre o Grêmio A, o técnico Brunno Gill (Tupi) não resistiu à emoção e as lágrimas tomaram o seu rosto, em uma prova de como o Campeonato Mineiro de Clubes é valorizado por seus participantes. Realmente o Mineiro foi especial para o botonista do Tupi. Apenas ele e Leonardo Monteiro (Grêmio A) terminaram com 100% de aproveitamento, ajudando suas equipes a chegarem a decisão.
Durante o encerramento do torneio, que não era disputado há dois anos, foi feito um agradecimento especial ao Diretor Técnico da modalidade junto a Federação de Futebol de Mesa de Minas Gerais (Fefumemge), Marcelo Virgílio, por disponibilidade e competência na condução dos 3 Toques. Neste momento, vários técnicos apresentaram sugestões para que a Regra Carioca volte a crescer no estado, além de uma ressalva para que a competição seja disputada todos os anos.
Troféu Josué de Castro
Ainda na premiação das equipes, Marcelo Virgílio anunciou uma novidade. Partiu da Fefumemge a iniciativa de premiar a equipe campeã com um troféu extra, de caráter rotativo. Ele ficará com o Tupi até o próximo Mineiro de clubes, quando será definida a sua próxima “casa”. Após sugestão, todos aprovaram o batismo do troféu com o nome do botonista e um dos fundadores do Grêmio Mineiro, Josué de Castro, falecido em dezembro de 2012. Ao final de dez anos, a equipe com maior número de conquistas ficará com a taça definitivamente.